Você paga parcelado ou à vista as suas compras?

Compras parceladas é um costume bem brasileiro, eu diria que é quase uma mania. É a forma mais fácil e “indolor”, muitas vezes os vendedores até acham isso comum e se espantam quando pedimos para pagar à vista ou ainda se perguntamos se tem desconto para pagamento de uma vez só.

Eu hoje estou bem mais cuidadoso quando vou fazer compras, penso um pouco e me organizo, tenho algumas tabelas de planejamento financeiro para alguns meses à frente. Algum tempo atrás eu nem ligava, já tive muitas dívidas e até restrição do CPF em SPC e Serasa por muito tempo, mas percebi que tenho que ter cuidado não só na hora de comprar, mas também na hora de pagar.

Procuro sempre pagar no menor número de parcelas possíveis, mas ainda me atrapalho algumas vezes. Tenho quase que como uma “filosofia” de avaliar o que eu vou comprar e se vale a pena dividir e em quantas vezes posso fazer.

É comum nos vermos pagando vários parcelamentos de uma vez, pequenos valores lançados, deixando faturas do cartão de crédito com o valor inicial já bem alto. É aí que mora o problema.

É muito chato quando você compra um smartphone, um computador novo, ou mesmo roupas e já nem acha mais novidade no produto, mas se vê pagando a quinta parcela de um total de dez. É frustrante e chega a incomodar em determinado mês.

Como eu avalio uma compra e vejo se parcelo e em quantas vezes

Hoje eu procuro parcelar apenas produtos de maior valor, que eu realmente quero comprar naquele momento. Confesso que ainda não estou totalmente educado e que o impulso as vezes toma conta, mas me conscientizei sobre isso e procuro aprender sempre. Sabia que nessas pequenas compras parceladas que te trazem benefícios momentâneos você pode estar comprometendo uma boa viagem no futuro ou a compra de um bem de maior valor, como um carro, por exemplo?

free shop rivera, freeshop, free shop uruguay, free shop rio branco, rivera uy, neutral, siñeriz

Veja se o produto a ser comprado vai durar pelo menos o período do parcelamento e se você não pode pagar à vista (peça desconto), ou em uma vez no cartão, assim você não compromete seu limite por muito tempo e ainda acumula milhas ou pontos nos programas dos cartões.

Se já tiver um planejamento de gastos, sempre atualize nos meses seguintes os valores das compras parceladas e veja como vai se sentir pagando essas parcelas no futuro. Eu faço isso e até já desisti de fazer compras algumas vezes porque fiz essas simulações.

Perfil investidor

Para quem já está totalmente organizado e tem controle sobre suas finanças, essa dica é boa: use os parcelamentos a seu favor. Se tiver o valor total do produto e o desconto à vista não compensar, coloque na poupança o dinheiro e pague a compra em parcelas, desde que sem juros.

Mas digamos que isso só funciona mesmo para quem é totalmente controlado, seria um “nivel avançado” se a nossa vida financeira fosse um jogo. 🙂

Olho vivo no seu dinheiro, nada pior do que se afundar em dívidas.

free shop rivera, freeshop, free shop uruguay, free shop rio branco, rivera uy, neutral, siñeriz