Tudo o que você encontra em Rivera e nos Free Shops de lá

Dizem que viajar para um lugar desconhecido é como jogo de azar: É preciso sorte para ter uma boa experiência. Discordo completamente disto. Uma boa viagem se consegue com a soma de três coisas: preparação, disposição e receptividade.

Se preparar para uma viagem é algo que a maioria das pessoas já sabe bem. Não é a toa que o Compras na Fronteira faz tanto sucesso. Aqui você encontra informações importantes como cotas de isenção, formas de pagamento, endereço e dicas sobre os free shops, gastronomia, mapas , rotas e hotéis, e muito mais.

Quanto a segunda palavra, também é familiar para a maioria das pessoas. Disposição tem a ver com o fato de sabermos que em uma viagem poderão surgir alguns contratempos. Haverá também a quantidade de horas sentado em uma poltrona de avião, trem, ônibus ou banco de carro, a arrumação das bagagens, o fato de dormir em um lugar diferente, e etc. Mas na maioria das vezes conseguimos atenuar estas dificuldades, refletindo sobre a existência de um objetivo maior. No caso dos free shops, a compra de produtos de qualidade por um preço mais baixo.

No entanto, nem todo mundo dá a devida importância para a terceira palavra, a receptividade. Algo fundamental para uma viagem de sucesso.
Pensando nisto, apresentamos algumas dicas que poderão fazer de sua viagem ao Uruguai algo inesquecível. Confira!

Vá com Calma

Ir com calma significa aproveitar cada detalhe de sua viagem. Os uruguaios são extremamente cordiais com os estrangeiros. Nas lojas darão grandes conselhos sobre o vinho indicado para seu gosto, o perfume que melhor corresponde as suas expectativas, o prato mais saboroso e muitas outras opções. As pessoas, na maioria das vezes, refletem a maneira como agimos em relação a elas, assim se você for receptivo e amável com os nativos, receberá o mesmo e muito mais em troca.

Aprenda Espanhol

Calma, também não precisa se matricular em um cursinho intensivo de espanhol, se vai ficar um dia ou final de semana. Mas aprender algumas palavras sempre trás vantagens.
Os vendedores e atendentes dos free shops e restaurantes são, em grande maioria, bilingues. É incrível a capacidade deles de reconhecer um turista e adaptar o idioma. Mas se você arriscar trocar algumas palavras em espanhol, conseguirá quebrar o gelo e descontrair o ambiente. Lembro de fazer amizade com uma vendedora do setor de cosméticos de um free shop abordando com um “¡Hola! ¿Qué Tal?” , ela foi tão simpática que me ofereceu um perfume incrível para dar de presente, e com um preço muito bom. Contou que adorava aquela fragrância e era especial pois havia recebido de presente, em sua festa de debutante.

free shop rivera, freeshop, free shop uruguay, free shop rio branco, rivera uy, neutral, siñeriz

Saia da Dieta

Tenho amigos que por cautela ou comodismo procuram fast foods e franquias quando viajam para outro país. Uma pena, na minha opinião. Uma experiência gastronômica é tão significativa que faz muitas pessoas programarem viagens tendo este único objetivo em mente.

Assim, é preciso estar aberto e experimentar comidas diferentes. No caso do Uruguai é mais fácil, pois sua culinária é bastante familiar à comida brasileira. Como não se apaixonar pelo dulce de leche que acompanha inúmeros doces e folhados. Ou o famoso chivito, um sanduíche de carne cortada em fatias finas, com alface, tomate, presunto, ovo cozido e panceta (bacon). E o seu tradicional asado, com carnes selecionadas e de excelente qualidade.

Volte Sempre que Puder

Quando vamos ao cinema e assistimos um filme marcante, queremos assistir novamente. A segunda experiência é ainda mais significativa pois prestamos atenção em detalhes que não havíamos reparado na primeira vez.

Da mesma maneira ocorre com uma viagem. Ao retornar, conseguimos perceber coisas com mais atenção, como a cúmbia tocada na lojas e nas ruas, o aroma que sai pelas portas e janelas dos restaurantes, os detalhes arquitetonicos e da decoração, os contrastes e nuances de cores e texturas, a fisionomia e maneira de agir dos nativos e muitas outras coisas.

free shop rivera, freeshop, free shop uruguay, free shop rio branco, rivera uy, neutral, siñeriz

Nossas sacolas sempre voltam cheias quando viajamos e mais ainda no caso dos free shops uruguaios. Assim como elas, nossa memória também fica recheada de histórias e impressões marcantes. As mais importantes são as positivas, pois tem a capacidade de contagiar as pessoas e despertar bons sentimentos. Desejamos uma ótima viagem a você… contagie-se!

Por Diego Reis

free shop rivera, freeshop, free shop uruguay, free shop rio branco, rivera uy, neutral, siñeriz