Programas de milhas e pontos, quase um vício

O que até alguns anos atrás era vantagem apenas para quem viajava muito de avião e conseguia acumular milhas nos programas das companhias aéreas, hoje se tornou um grande mercado, disponível para todos. Posso dizer que sou novato no assunto, mas desde que descobri esse novo mundo, estou praticamente viciado.

Converso bastante com outras pessoas que participam dos programas de milhas e pontos, e pesquiso nos sites das empresas.

Existem os grandes programas de fidelidade, onde você acumula a pontuação necessária e troca por recompensas que podem ser produtos ou passagens de avião, neste último caso você pode usar os pontos para custear parte da viagem. Em promoções ou épocas de baixa procura, as companhias aéreas oferecem destinos com pontos reduzidos, o que facilita muito.

Esses programas são vantajosos para os bancos e companhias aéreas: fazem as pessoas usarem mais os cartões e viajarem mais, gastando de alguma forma parte dos valores das passagens.

Obviamente é importante estar sempre atento e pesquisando bastante, acaba virando uma mania. O mais legal é que quase todos os programas, sejam eles de lojas ou de instituições bancárias e emissoras de cartão de crédito, permitem transferência de pontos/milhas para outros programas, assim você sempre consegue todos os destinos que desejar, nacionais ou internacionais para suas viagens.

Como funcionam os programas

Quase todos funcionam da mesma forma, as suas compras são transformadas em dólar no fechamento da fatura, a cada dólar o programa soma um ponto na sua conta. Existem modalidades superiores, como cartões platinum ou gold que acumulam mais milhas por dólar gasto.

free shop rivera, freeshop, free shop uruguay, free shop rio branco, rivera uy, neutral, siñeriz

Acumulando mais rapidamente

Normalmente é bem demorado conseguir milhas suficientes para uma passagem de avião, ou troca por algum produto de maior valor, para isso alguns bancos disponibilizam além de mais pontos para cartões gold ou platinum (com anuidade mais cara), aceleradores de pontos. É o caso da Itaucard, que sou cliente: no programa Itaú Sempre Presente, você pode pagar 4% a mais sobre o valor da fatura, e acumular o dobro.

Pagamentos de Contas

Outros cartões, como o Ourocard do Banco do Brasil, acumulam pontos até para pagamentos de contas. Fique atento se não existem cobranças extras para esses pagamentos e se realmente seu programa acumula desta forma também.

Cartões de Créditos Especiais

Recentemente solicitei um cartão de crédito Smiles, que é emitido pelo Banco do Brasil (ou Bradesco) e possui acumulo automático de milhas. Também existe o cartão Itaucard Tam Fidelidade, que possui o mesmo funcionamento do Smiles,a companhia concorrente.

Compras de milhas

Os programas também oferecem aos clientes a possibilidade de compras de milhas e algumas vezes com desconto promocional que torna o acumulo mais rápido. Mas isso custa caro, já posso adiantar. O Smiles normalmente faz isso para clientes do seu cartão de crédito emitido pelo Banco do Brasil.

Imagem de Divulgação - Itaú Sempre Presente

Imagem de Divulgação – Itaú Sempre Presente

Resgatando Passagens ou Produtos

Você pode resgatar os benefícios através dos próprios sites ou ainda migrar os pontos para outros programas, é sempre bom fazer uma pesquisa e ver o que é mais vantajoso no momento que deseja comprar sua passagem.

free shop rivera, freeshop, free shop uruguay, free shop rio branco, rivera uy, neutral, siñeriz

Em alguns casos é mais interessante transferir os seus pontos do programa do seu banco para o Smiles, por exemplo, porque existe alguma promoção ou a quantidade de milhas necessária é menor.

Como Participar

Listo abaixo alguns dos maiores programas para você se cadastrar, ou obter mais informações de como solicitar os cartões exclusivos para começar a acumular já!

Lembre-se que muitos estabelecimentos comerciais, como lojas, farmácias e supermercados possuem programas próprios, interligados ao programas de fidelidade maiores, com transferências de pontos.

free shop rivera, freeshop, free shop uruguay, free shop rio branco, rivera uy, neutral, siñeriz

Instituições Financeiras

Companhias Aéreas e Programas Independentes

1 Comentário em "Programas de milhas e pontos, quase um vício"

  1. Hello Gus!!

    Eu vivo lendo e pesquisando sobre os programas de milhas, apesar de ler tanto sou meio tapada, haha só pode, não sei usar esse negócio. Tenho cadastro tanto no smile quanto no multiplus, e tenho o programa sempre presente do itaú e ainda meu cartão é o platinum, mas não sei usar, frustração modo on hahaha!!!!

Comentários não são permitidos neste artigo.