La garantia soy yo?

Esta é uma das maiores reclamação e muitos casos indignação de alguns consumidores das lojas e free shops de fora do Brasil quando encontram algum problema nos produtos comprados: a garantia. Também pensamos muito no assunto antes de comprar aquele equipamento de maior valor como um computador, uma TV ou ainda um condicionador de ar: a quem recorrer em caso de algum defeito?

La garantia soy yo

A frase é famosa, muita gente diz quando se fala de compras na fronteira, principalmente o Paraguai que leva a fama, pois realmente lá existe muita falsificação. Se o consumidor não abrir o olho e buscar uma loja séria e de confiança, pode ser prejudicado.

Nos Free Shops do Uruguai os problemas são mínimos, as lojas são fiscalizadas pelo governo que exige garantia de procedência. Mas veja bem, estamos falando nos free shops autorizados, é possível solicitar ao estabelecimento alguma garantia que seja uma loja fiscalizada pelo governo uruguaio. Veja aqui um post já publicado sobre o assunto: Busque os Free Shops Autorizados em Rivera. Lá também existe comércio local e algumas lojas que até se fazem passar pro free shop.

Sobre Garantia de Produtos

Alguns produtos possuem garantia mundial, dependendo da marca, é possível buscar serviço autorizado aqui mesmo no Brasil, é o caso da Apple. Para os outros, no caso de defeito de fabricação é necessário buscar o local onde foi comprado, algumas lojas possuem política de troca facilitada, outras realmente não estão dispostas a ajudar o consumidor.

É sempre importante estar seguro antes de cair em alguma grande liquidação e principalmente se informar com outras pessoas e até em lojas concorrentes, afinal de contas, não gostariamos que a satisfação de uma compra, principalmente de um produto desejado sde torne em um pesadelo. Não esqueça que estamos tratando de um estabelecimento situado fora de nosso país e depois buscar pelos direitos é bem mais complicado, a compra no exterior é sempre um risco que corremos, mesmo no caso de apenas atravessar uma rua, como em algumas fronteiras.

Se você teve ou está com algum problema referente a garantia de produtos, não deixe de comentar abaixo, colaborando ainda mais com os leitores!

Relacionados:

Dúvidas: Como obter garantia de produto comprado na fronteira?