Moedas e Pagamentos

Os free shops da fronteira geralmente aceitam seus pagamentos em Real, Peso Uruguaio e Dólar Americano, além de todos os cartões de crédito, desde que sejam internacionais. Cartões de débito brasileiros são aceitos, em modalidades de conta corrente onde o cartão está habilitado para compras fora do Brasil. Os parcelamentos não são aceitos em nenhum dos cartões.

Pagamento em Dinheiro

Mesmo aceitando as três moedas, todos os preços nas lojas de fronteira (com produtos importados) são faturados em Dólar Americano. Assim como na fronteira, as grandes cidades uruguaias utilizam muito o Dólar, mas nos free shops, a moeda possui exclusividade.

free shop rivera, freeshop, free shop uruguay, free shop rio branco, rivera uy, neutral, siñeriz

Se você está no Brasil e quer ter maior controle sobre as conversões ou mesmo sobre a cotação ao pagar em dinheiro, adquira a moeda em casas de câmbio no Brasil.

Preste muita atenção no estado de conservação das notas de dólar, tanto as recebidas como troco, quanto as compradas em casas de câmbio no Brasil, e levadas com você. As lojas normalmente não aceitam notas riscadas ou rasuradas.

Normalmente cada loja possui sua cotação do Dólar, e ela pode variar até cerca de R$ 0,15 de uma loja para a outra, dependendo da estratégia de marketing do free shop. Por vezes, a cotação aplicada na loja também está muito acima da cotação do Dólar no Brasil.

Em restaurantes na fronteira também aceitam as 3 moedas, e da mesma maneira, cada um possui a cotação, por isso, sempre pergunte antes de fazer o pagamento. Os preços nos restaurantes são cobrados em Pesos Uruguaios, diferente das lojas.

Consulte a cotação das moedas antes de fazer a sua viagem e não esqueça que o dólar possui outra cotação no Uruguai, pois no caso de você utilizar o real fora dos Free Shops, ela é convertida em Pesos Uruguaios e somente depois, em Dölares.

Cartão de Crédito

Quase todas os Free Shops aceitam cartão de crédito internacional em suas compras, porém o valor colocado em seu cartão será sempre o Dólar Americano.

Geralmente, o valor pago em Real com a compra em Dólar varia com a cotação do dia em que sua fatura é fechada. Por exemplo, se você comprou no dia 20 e sua fatura é fechada dia 07 do mês seguinte, o valor em Real que virá na sua fatura é da cotação do Dólar no dia 07.

Consulte sua operadora de crédito sobre tarifas, limites no exterior e data da conversão em Reais para pagamento. As lojas normalmente não parcelam as compras em cartão de crédito.

free shop rivera, freeshop, free shop uruguay, free shop rio branco, rivera uy, neutral, siñeriz