Lojas e Free Shops

As Lojas e Duty Frees (ou somente Free Shops) da fronteira com o Brasil têm sido cada vez mais uma febre entre os turistas brasileiros, atraindo um número crescente de pessoas a estas regiões todos os anos.

Tamanho sucesso fez com que o Brasil aprovasse recentemente uma lei permitindo free shops também em nosso território para atrair turistas dos países vizinhos, no mesmo formato.

free shop rivera, freeshop, free shop uruguay, free shop rio branco, rivera uy, neutral, siñeriz

Com foco no mercado brasileiro, disputam turistas os três países vizinhos: Argentina, Uruguai e Paraguai.

Confira nossos guias de lojas por país:

Argentina

A Argentina oferece um grande shopping na fronteira com o Brasil e Paraguai, em Puerto Iguazú, na região da tríplice fronteira.

O foco deste centro de compras está no turismo de brasileiros pelas Cataratas do Iguaçu. Além disso, a capital Buenos Aires, muito procurada por brasileiros oferece grande quantidade de lojas e as marcas mais famosas do mundo.

Guia da Argentina:

Paraguai

O Paraguai é amplamente conhecido pelo comércio dos eletrônicos, sendo chamado de um dos mais importantes polos de compras do globo, atrás apenas de Miami e Hong Kong, na China. Possui também má fama de produtos falsificados, mas como em todo grande mercado, existem bons e maus comerciantes. Por este motivo é bom estar bem informado antes de partir para as compras.

Guia do Paraguai:

Uruguai

O que surgiu nos anos 80 como uma ação do governo do Uruguai para atrair e movimentar o turismo e principalmente a região de fronteira com o Brasil em Rivera, hoje se espalha por várias cidades de fronteira com o Rio Grande do Sul e já cria novos hábitos entre consumidores brasileiros.

Os Free Shops do Uruguai comercializam produtos importados no mesmo modelo das lojas de aeroportos, nas áreas internacionais, e movimentam todo o comércio das cidades, oferecendo sua cultura em produtos produzidos pelo país, como alimentos, bebidas e outros.

As cidades que possuem Free Shops no Uruguai são: Aceguá, Artigas, Chuy, Rio Branco e Rivera.

Free Shops de Rivera

Rivera é a cidade com maior concentração das lojas tipo free shop do Uruguai, possui até associação de lojas oficiais que possuem um selo estampado em suas fachadas. A cidade chega a receber milhares de turistas em datas comemorativas e lotação dos hotéis da região, como o Natal.

free shop rivera, freeshop, free shop uruguay, free shop rio branco, rivera uy, neutral, siñeriz

Entenda os Free Shops do Uruguai

Leia o artigo já publicado em nosso Guia com a história dos free shops no país vizinho.

Guia do Uruguai: