Covid-19, coronavírus, ‘gripezinha’ e ‘resfriadinho’ – Entenda a diferença

Muita confusão tem se feito sobre a nomenclatura do novo coronavírus, causador da covid-19, em meio a polêmica criada pelo palavreado do presidente Jair Bolsonaro, sempre minimizando a pandemia, contrariando diversos cientistas, profissionais da saúde e outras autoridades técnicas.

Deixando de lado a política, resolvemos fazer um esclarecimento sobre as diferentes palavras, doenças e vírus, muitas vezes confundidos até por jornalistas na TV e sites confiáveis.

Coronavírus, covid-19, gripe e resfriado são coisas bem diferentes, as três últimas podem ser relacionadas por serem doenças causadas por diferentes vírus, porém com sintomas e gravidades variados.

Coronavírus

Coronavírus é uma família de vírus causadores de doenças respiratórias. O Novo Coronavírus é responsável pela pandemia (epidemia amplamente disseminada) da Covid-19. Seu nome oficial é SARS-CoV-2.

É mais fácil chamar o vírus simplesmente de Coronavírus, porque todo mundo sabe que se trata deste novo tipo de agente causador de doenças.

Covid-19

A Covid-19 é a doença respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2.

Os sintomas mais prováveis são: Tosse, febre, dor de garganta e dificuldade para respirar. Em algumas pessoas pode causar complicações como pneumonia, que necessitam de Unidade de Tratamento Intensivo e respirador artificial por várias semanas, e até a morte.

A doença tem uma duração média de 14 dias e se sabe que em crianças é praticamente assintomática, de acordo com os casos já notificados. Grupos de maior risco seriam idosos (acima de 60 anos) ou portadores de doenças crônicas.

O grande problema é que além de não se saber o tratamento correto, pois varia em cada pessoa, não tem vacina e leva alguns dias para se manifestar. Desta forma a pessoa pode infectar outras pessoas sem saber que tem a doença.

Propagação

É transmitida por gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro), toque em uma superfície contaminada, saliva (beijos ou bebidas compartilhadas) ou por contato com a pele (apertos de mão ou abraços).

Gripe

A gripe é uma doença muito semelhante à covid-19, sintomas parecidos que são sentidos muito rapidamente, facilitando o isolamento e cura. É uma doença muito comum, mas raramente causa complicações, exceto também em idosos e pessoas com doenças preexistentes. Normalmente causada por vírus da família influenza, que possuem pequenas mutações todos os anos.

A grande diferença é que existe vacina anual de acordo com os vírus que estão circulando e remédios que curam rapidamente a doença, evitando complicações. Podem existir pessoas que não pegam gripe, pois possuem imunidade ao vírus.

Resfriado

O resfriado é a “forma mais simples de uma gripe”, dizendo-se de uma forma bem grosseira. Ele é causado por uma grande variedade de vírus. Também popularmente chamado de “virose”.

A diferença é que um resfriado se cura sozinho, através das próprias defesas do corpo e desaparece em poucos dias.

Muitas vezes rinites e sinusites crônicas ou agudas são confundidas com resfriados.

Cuide-se!