Conhecendo Colonia del Sacramento

Domingo passado estivemos na cidade de Colonia del Sacramento, capital do Departamento de Colonia. A cidade tem origem na antiga cidade de Colônia do Santíssimo Sacramento (com nome em português mesmo), fundada em 1680 a mando do Império Português.

Colônia é uma cidade linda, pacata, com seu centro histórico impressionantemente bem preservado. Passear por Colonia del Sacramento é ver a história, e não apenas conhecê-la.

Além da história e da beleza da cidade, Colonia é parada obrigatória para quem quer ir a Buenos Aires por terra, pois é o ponto do Uruguai mais próximo da cidade, que fica do outro lado do rio. Do porto de Colonia saem balsas que tem percurso de 1h (expressa) ou 3h, e desembarcam diretamente em Buenos Aires.

No centro histórico de Colonia há diversos ateliês, lojinhas e artesanatos. Se você gosta de arte, opções não faltam. Além disso, é possível encontrar souveniers baseados na arte, tapeçaria e porcelanato da época colonial. São excelentes presentes, que remetem à época da colônia Portuguesa.

Um pouco de história

Basicamente, e resumindo toda a história, a cidade foi fundada quando o Império Português quis expandir seus domínios no continente americano, ultrapassando os limites do (hoje) Brasil, assumindo o território Uruguaio, que era de domínio Espanhol.

Com isso, mandou que fosse construído um forte na margem esquerda do Rio da Prata. Esse forte era estratégico, pois ficava bem em frente a cidade de Buenos Aires (ponto mais forte do Império Espanhol na América do Sul), do outro lado do rio (30km de distância), e assim as tropas portuguesas poderiam se preparar para um ataque espanhol, já que era possível enxergar a olho nú a cidade de Buenos Aires.

free shop rivera, freeshop, free shop uruguay, free shop rio branco, rivera uy, neutral, siñeriz

Mas essa estratégia não funcionou muito bem. Após alguns meses, veio a resposta do Império Espanhol. Tropas espanholas tomaram a cidade de Colonia, e a reintegraram ao seu território. Anos mais tarde, Colonia voltou a ser de domínio Português.

Colonia del Sacramento mudou muitas vezes de domínio, entre Portugueses e Espanhóis. Era um ponto estratégico para ambos. Somente em 1801 a luta pelo território cessou. Com o Tratado de Badajoz, Portugal ficava com seu território limitado a fronteira que até hoje é conhecida, a linha Quaraí – Jaguarão – Chuí, no Rio Grande do Sul (na época, Província de São Pedro), mas mantinha a “administração” da cidade de Colonia e seu porto.

Porém, em 1817, D. João VI incorporou todo o território do Uruguai aos domínios portugueses, e o Uruguai passou a se chamar Província Cisplatina. Com a independência do Brasil, em 1822, o Uruguai ficou anexado ao território brasileiro até se ver livre por completo em 1828, quando foi fundada a República Oriental do Uruguai.

Conheça Colonia del Sacramento

» Visite o site oficial de Colonia del Sacramento e veja as atrações que a cidade oferece.
» Saiba mais da história da cidade na Wikipédia.

Fotos da Cidade

Veja mais fotos de Colônia do Sacramento.

free shop rivera, freeshop, free shop uruguay, free shop rio branco, rivera uy, neutral, siñeriz