Viajar para o Exterior? Revise o Documento do Carro

Viajar de Carro para o Exterior

É extremamente importante ao fazer uma viagem de carro para fora do Brasil, seja para Uruguai, Argentina, Paraguai, conferir a documentação do seu veículo antes de partir. A saída do automóvel possui alguns requisitos como: documentação em nome do condutor. Caso não esteja em seu nome, é necessário autorização por escrito do proprietário ou do banco, se for um veículo de financiamento, traduzida e homologada no Consulado Local, essa regra serve para viagens ao Uruguai.

Carta Verde

Também é exigido o pagamento de uma taxa, chamada Carta Verde, que serve como seguro contra terceiros nos países da América do Sul. A Carta Verde pode ser paga, procurando qualquer corretor de seguros e custa varia conforme o veículo.

Permanência do Veículo e Equipamentos Necessários

Veículos automotores podem permanecer no Uruguai por 90 dias, renováveis por mais 90 dias. Os equipamentos necessários são os mesmos utilizados aqui, não esquecendo que lá os faróis precisam ficar sempre ligados.

Documentação do Condutor

É necessário RG (aceito em todo mercosul) ou passaporte, a carteira de motorista serve somente para dirigir veículos, não sendo aceita como documentação de identificação.

Na Fronteira

Normalmente para viagens próximas, como ir até Rivera, todas essas regras não são tão rígidas, uma vez que existem acordos específicos de fronteira. Vale lembrar que é sempre importante ter toda documentação em dia para evitar dor de cabeça.

Para maiores informações, visite: Requisitos para viajar ao Uruguai.