A Gastronomia do Uruguai

A Gastronomia Uruguaia é mais Rica do que você imagina: Você pode estranhar, mas muitas vezes ouvimos relatos de turistas sobre a alimentação em sua viagem e alguns afirmam não gostar da culinária uruguaia, o que não é fácil de acreditar.

Resolvemos então trazer a cultura gastronômica completa e mostrar que muitas vezes o prato mais famoso, a parrillada, com diversas carnes e inclusive miúdos, não representa a única opção. Os pratos típicos da culinária do país não se diferem muito dos costumes dos gaúchos no Rio Grande do Sul, mas claro, existem algumas diferenças e opções para todos os gostos.

As Carnes

Sem dúvida a carne vem em primeiro lugar na alimentação deste pequeno país, o que inclusive vem causando problemas de colesterol, por consumo excessivo de alimentos de origem animal, na população. Na verdade chega a ser curiosa esta preferência, sabemos que a criação de gado é a atividade predominante no Uruguai, mas quase todo o território é cortado por uma grande extensão de água e o consumo de peixes e frutos do mar é bem inferior.

Diferentemente do Brasil, o churrasco (asado uruguayo) é preparado na lenha, sobre a parrilla, o que deixa um aspecto defumado e muito saboroso.

Ao se falar nas carnes, claro, se fala na parrillada e todos os seus ingredientes, o que é apreciado por uns, mas nem tanto por outros. Se você gosta de churrasco e está disposto a experimentar o melhor churrasco de sua vida, peça um asado.

Listamos alguns nomes de cortes de carnes para facilitar a sua vida em um restaurante:

Asado de Tira – Costela
Colita de Cuadril – Maminha
Tapa de Cuadril ou Picaña – Picanha
Bife Angosto – Contra-filé
Entrecote
Filete de Lomo – Filé mignon

Além do churrasco, a carne é também muito apreciada empanada e frita: são as milanesas. Encontradas também em qualquer restaurante, geralmente acompanhadas por saladas e batatas fritas. Não deixe de pedir uma milanesa napolitana, que é o nosso filé à parmegiana (com queijo, presunto, molho de tomate e ervilhas).

Chivito

O chivito hoje já é bem mais conhecido pelo mundo e muito apreciado, e claro, conta com um bom pedaço de carne (ou frango). Nada mais é que um hamburguer ou xis (Rio Grande do Sul) com alface e tomate, ovo cozido, azeitona e pimentão (morrón), e o Chivito Canadense conta ainda com mais ingredientes. Geralmente vem acompanhado de batatas fritas.

Dulce de Leche

O doce de leite uruguaio é muito mais doce e escuro que os normalmente encontrados no Brasil, e é base das mais variadas sobremesas (postres) uruguaias, além dos alfajores. Quem já experimentou, com certeza jamais esquecerá seu delicioso sabor, sua consistência cremosa, seu brilho e caracterísitica cor que fazem dele o único no mundo, diferenciando-se muito de seus similares produzidos em outros países.

Seja o primeiro a comentar em "A Gastronomia do Uruguai"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*