O que traz muitas pessoas para conhecer José Ignácio é o lindo farol que existe na beira da praia, além de claro, descanso, lazer e até esporte. O pequeno balneário faz parte do Departamento de Maldonado, bem no limite com Rocha.

Também conhecido como “A Ponta de José Ignácio”, em que se visualiza o farol, divide duas pequenas praias, uma com águas mais agitadas e outra mais calma. É um lugar perfeito para relaxar, respirar ar puro e manter contato com a natureza. Ainda é possível sentir-se como se estivesse visitando uma “vila de pescadores”, o que José Ignácio era antigamente, pois são oferecidos peixes e frutos do mar pelos pescadores aos compradores interessados.

Como possui também lagoas, é muito procurado para esportes aquáticos, embora esteja proibido o uso de equipamentos motororizados no local.

Em termos de gastronomia e hospedagem, o balneário está bem servido, são boas opções de restaurantes que oferecem frutos do mar e outras delícias da culinária uruguaia, tudo em um ambiente bem conectado à essência da natureza. As ruas são estreitas, de “chão batido” e as construções possuem todo um clima especial.

Visitando o Farol

O farol ou “Faro de José Ignácio” é o grande ponto turístico da localidade e é aberto a visitação em determinados horários. Mediante o pagamento de uma taxa é possível subir para contemplar as paisagens além de fazer fotos.

Localização de José Ignácio no Mapa

Exibir mapa ampliado