Visto Americano: Todas as Informações

Visto Americano

Após falar sobre como tirar ou renovar o seu passaporte, agora chegou a vez do Visto Americano.

Muitas vezes ouço pessoas que desistem de viajar para os Estados Unidos porque acham complicado ter que tirar o Visto Americano, enfrentar entrevista, agendamentos, viagem para São Paulo ou outra cidade, etc. Queria primeiramente dizer que é mais fácil do que parece e a quantidade de vistos aprovados é muito grande, é de interesse deles que façamos uma viagem para o país.

Cada vez mais os Estados Unidos estão trabalhando para simplificar a emissão de vistos para brasileiros, além disso se fala que muito próximo, os brasileiros não precisem de um visto para viajar ao país, mas isso somente daqui a alguns anos creio eu, pois depende de muita negociação de ambos os lados (Há pouco o Chile entrou no programa de isenção de vistos para os EUA, ou seja, aqui do lado já é uma realidade).

Recentemente renovei meu visto, estou já no terceiro emitido, mas primeiramente quero falar sobre como tirar o seu primeiro. Em outra oportunidade quero explicar como renovar um visto vencido, onde você pode fazer na cidade mais próxima de você, sem necessidade de ir ao consulado ou fazer uma entrevista.

Centros de Solicitação de Visto Americano

O Consulado dos Estados Unidos criou os CASV, Centros de solicitação de visto, em diversas capitais brasileiras para facilitar todo o processo e recentemente atualizou e melhorou o site oficial com todas as informações sobre agendamentos e solicitações. A tendência é que em breve não seja mais necessária deslocamento para o Consulado em São Paulo (ou Rio de Janeiro) para entrevista, neste momento os centros apenas aceitam entregas da documentação, mas já poupam um dia de estadia em outras cidades.

Contam com CASV as seguintes cidades: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Como Solicitar seu Visto para os Estados Unidos

Primeiramente você precisa identificar o tipo de visto que você precisa, o mais comum é o do tipo B (B1/B2) que serve para turismo ou negócios (não para trabalhar), vamos tratar basicamente deste formato…

Existem atualmente dois sites oficiais do governo dos Estados Unidos, um exclusivo para informações e também o site para preenchimento do formulário DS-160, que ao final gera um código para fazer o pagamento dos 160 dólares da taxa para a emissão do visto no agendamento. No primeiro site, para os agendamentos, estão todas as informações muito claras sobre como obter o seu visto e totalmente em português, por isso não pretendo explicar aqui todos os passos, existem inclusive telefones para maiores dúvidas.

No site onde você preenche o formulário, o conteúdo é em inglês mas existe a opção de exibir dicas e traduções em português, isso ajuda bastante. Ou seja, você não precisa falar inglês para tirar um visto, inclusive as entrevistas são feitas em português, mas ter algum conhecimento é sempre útil.

Vale lembrar que a emissão de um visto para turismo custa 160 dólares, podendo ser pago preferencialmente por cartão de crédito no próprio site. Esse valor custeia os serviços do departamento americano no Brasil e o envio posterior à sua residência através de transportadora ou dos Correios. Lembre-se que mesmo que você tenha o visto negado, não receberá o dinheiro de volta, mas isso dificilmente vai acontecer. 🙂

Como é o Atendimento no Consulado ou CASV

Os funcionários são muito eficientes, a grande maioria são brasileiros mas com um ar americano, eu diria. Entendo que possuem um tipo de treinamento, pois todos tem um jeito bem discreto de atender. Não vou dizer que eles são rudes, mas são eficientes e bastante sérios ao atender os interessados nos vistos.

Me lembro que preenchi algo errado no meu formulário DS-160 quando fui renovar meu visto e o funcionário me deixou ir em casa, gerar um novo documento e retornar horas depois sem perder meu agendamento. Portanto não se preocupe, vá tranquilo e leve todos os documentos necessários.

Quando for comparecer às entrevistas, os celulares devem ser desligados e você recebe uma revista eletrônica para verificar se possui metais. Leve consigo documentos que comprovem sua condição financeira, indicando que pode pagar uma viagem aos EUA, isso pode ajudar, mas normalmente eles nem pedem. Hoje em dia é possível conseguir agendamento para o dia seguinte nos CASV, coisa impossível de se pensar alguns anos atrás.

Preenchimento do Formulário DS-160

Leia e preencha com atenção, o site permite que seja salvo e feito em partes (você recebe um código para acessar posteriormente). São etapas bastante cansativas e eles perguntam onde você ficará nos Estados Unidos, pode ser colocado um hotel qualquer, apenas para saberem suas intenções ao viajar, fique confiante, mas leia atentamente principalmente as perguntas de segurança ao final. Eles querem saber se você não é um terrorista e tem boas intenções ao viajar para a América!

Sites Oficiais para Solicitação do Visto Americano

Confira abaixo os sites para solicitação do seu visto:

Informação e Agendamento de Visto de Não Imigrante (temporário) da embaixada dos E.U.A. no Brazil

Este é o site em português com todas as informações necessárias para solicitar o seu visto, nele você também faz todos os agendamentos: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv

Online Nonimmigrant Visa Application (DS-160)

Este é o site para preenchimento do formulário DS-160 em inglês mas com traduções em português ao passar o mouse sobre os conteúdos (selecione a opção no topo): https://ceac.state.gov/genniv/

No site de Informação e Agendamento (anterior) também existe link para o site do formulário no passo-a-passo para tirar o seu visto!

Após passar pelas etapas nos sites, você receberá em duas semanas seu passaporte com o visto colado, caso aprovado.

Boa sorte e boa viagem! Ah, não deixe de colocar sua dúvida ou contar como foi a obtenção do visto americano nos comentários!