Roma – Top 10 da cidade

Agora chegou a vez de falar sobre as coisas mais legais da passagem por Roma. Eu sempre procuro pesquisar os principais lugares para visitar, mas nem sempre é possível ir em todos. Listas é a melhor maneira de encontrar o que precisamos, quem não gosta?!

Sobre o Top 10

O ‘Top 10 da cidade’ são coisas mais legais que vi ou fiz em cada lugar. Elas não refletem nenhuma pesquisa oficial, são apenas sugestões que talvez possam ajudar outras pessoas em suas viagens.

Roma é uma cidade alegre para cima, e como é de se esperar, antiga e até um pouco mal cuidada em alguns aspectos. Lotada de turistas o tempo todo, as coisas são até bem mais caras devido à essa grande procura. Muitos vendedores de rua por toda a parte e gente de todos os lugares, aconselharia tomar um pouco de cuidado ao caminhar pela cidade, no sentido de não “marcar bobeira”.

Táxi

No aeroporto, se for tomar um táxi, opte pelos carros oficiais (de cor branca). Jamais aceite àquelas pessoas que atacam na chegada, eles são até insistentes e o serviço custa mais caro.

Metrô e Ônibus

O metrô também é outro ponto fraco, as vezes lotado e um pouco mal cuidado, mas há linhas novinhas e modernas. Compre um cartão para o número de dias e horas que deseja e utilize também nos ônibus (não é preciso apresentar o cartão a ninguém, só passar na catraca do metrô e quando for solicitado). Alguns trens, como o que acessa o aeroporto podem ter uma cobrança extra. Mais informações aqui: www.rome.info/metro (em inglês).

Como a visita à capital da Itália foi feita em uma semana de Páscoa, foi praticamente impossível ir aos museus e lugares mais conhecidos de Roma, como entrar na Basílica de São Pedro e Museu do Vaticano, por exemplo. Mas o legal foi ver o Papa Francisco de pertinho! 🙂

Resolvemos fugir de alguns lugares mencionados pelos Top 10 de outros blogs, porque achamos alguns lugares alternativos e até bem mais legais. Inclusive alguns bem próximos das regiões mais famosas. Ou seja, visitando as nossas dicas, você vai acabar passando pelos pontos ditos “obrigatórios” de qualquer forma.

1- Vaticano e o Papa Francisco

vaticano-praca-sao-pedro

O ponto forte da viagem à Roma foi visitar a Praça de São Pedro, no Vaticano, e ver o papa Francisco de perto. Graças ao meu amigo Filipe (que não foi junto), Marina e eu ficamos sabendo da tradicional aparição dele às quartas-feiras de manhã (10h). Antes da missa feita na praça, ele passa em carro aberto saudando os presentes.

papa-francisco

Os bispos de cada país também agradecem a presença em diversos idiomas, quando feita em português, foi impossível não vibrar junto!

Infelizmente falou entrar na Basílica e no Museu do Vaticano, perderiamos horas em filas por causa da semana da Páscoa. É possível até entrar e ver os jardins do Vaticano de perto, obviamente em uma época de menos procura seria mais simples, com agendamento prévio e compra de ingressos.

Aqui tem todas as informações para visitar o Vaticano: http://w2.vatican.va/content/vatican/pt.html.

2- Coliseu

coliseu-roma

O Coliseu de Roma (Colosseo em italiano) dispensa comentários, acho que é o símbolo mais lembrado da cidade. É super fácil chegar lá, tem até uma estação de metrô chamada Colosseo bem na frente. A noite ele fica ainda mais lindo iluminado!

coliseu-vinho-cerveja

Atravessando a rua estão restaurantes/bares para comer e beber algo como fizemos, em um deles existe até um buffet onde você só paga um valor da primeira bebida e pode consumir o que quiser.

3- Altare della Patria

altare

Um dos lugares mais lindos que encontramos é o Monumento Nacional a Vítor Emanuel II, Altare della Patria (Altar da Pátria) ou ainda Il Vittoriano. Acessado através de uma escadaria, com várias esculturas de mármores.

O local possui apelidos como bolo de casamento e até máquina de escrever pelos romanos. Na parte de trás é possível ver ao alto o Fórum Romano.

igreja-santa-maria-in-aracoeli

Ao lado está a linda Igreja Santa Maria in Aracoeli que também vale uma visita. A riqueza da parte interna, contrasta com a simplicidade externa. Os lustres iluminados durante as celebrações deixam o templo ainda mais deslumbrante.

4- Panteão

panteao

O Panteão ou Panteão de Agripa foi originalmente dedicado a todos os deuses. Posteriormente foi transformado em igreja cristã dedicada a Santa Maria e todos os Santos (Mártires), foi o que o salvou do vandalismo e o conservou até hoje.

É outra visita obrigatória e totalmente grátis para acessar ao interior da construção. Uma boa pedida é almoçar em um dos restaurantes que ficam bem em frente, na Praça da Rotonda.

4- Fontana di Trevi

fontana-di-trevi

A Fontana di Trevi é uma enorme fonte, como o nome já diz, totalmente construída no estilo barroco. Infelizmente estava em reforma e seca no dia que recebeu a nossa visita.

Ainda era possível ver as moedas que os turistas jogam ao fazer pedidos, em uma espécie de tradição.

5- Fórum Romano

forum-romano

É impressionante a paisagem vista de qualquer parte do Fórum Romano. São ruínas de construções que já foram o centro da vida pública do Império Romano.

6- Villa Borghese

villa-borghese1

Este foi um lugar especial que descobrimos em Roma. Fica próximo a Piazza di Spagna e Piazza del Popolo, subindo as escadarias. Um parque com área verde e restaurantes, em alguns pontos é possível ter uma vista privilegiada de toda a cidade.

villa-borghese2

Depois de passar pelas praças lotadas, é ótimo descansar um pouco nas áreas verdes.

7- Via Veneto

via-veneto

A Via Vittorio Veneto é uma das mais famosas, elegantes e caras ruas de Roma. Vale a pena dar uma passada por lá e ver pelo menos as fachadas dos hotéis luxuosos.

Ali também está o Hard Rock Café Roma, mas só passamos na frente.

bottega-italia

Uma dica é tomar um café ou fazer um happy hour na Bottega Italia, que fica bem perto da estação Barberini. Muitas opções de pratos, doces, salgados, cafés, vinhos e o que mais você quiser pedir. Atendimento e preços super bons. Mais no site: www.bottegaitaliaroma.it.

8- Basílica de Santo Ambrósio e São Carlos

basilica-via-del-corso

Essa linda basílica fica bem na Via del Corso, perto de uma área cheia de lojas. Vale a pena entrar e admirar a beleza de detalhes do templo.

Tem uma parte em que é possível fazer uma doação, e acender uma vela para agradecer ou fazer um pedido.

9- Lojas e as compras

lojas-roma

Em Roma, as lojas estão por toda a parte, de portas abertas para os famigerados turistas. Desde as grifes italianas e de outros países, até as populares lojas de departamentos conhecidas internacionalmente.

Na região da basílica mencionada acima, estão lojas como H&M, Guess, Zara, Swarovski e até uma Disney Store, só para citar algumas.

aventais-roma

Banquinhas e lojas populares com souvernirs estão em todos os lados, alguns até um pouco obscenos, fazendo uso de partes de estátuas da cidade. Em quase todos os pontos de venda, estão lembranças com o rosto do Papa Francisco, medalhas, terços, correntes e até calendários com fotos de padres!

vitrine-vaticano

Próximo do Vaticano também existem lojas exclusivamente religiosas. Que tal a tendência outono/inverno? 🙂

10- Comer, beber e caminhar

roma-escadaria

Talvez não seja possível gastar todas as calorias que você vai comer e beber em Roma, mas uma boa parte talvez sim. Prepare as pernas, a cidade foi feita para andar muito, é a única forma de explorar pelo menos boa parte dos lugares.

Depois de cansar muito, nada melhor que saborear uma ‘pasta’ ou pizza, ou ainda um legítimo risoto acompanhado de uma boa taça de vinho ou cerveja.

risoto-panteao

Acima um risoto acompanhado de vinho branco, em um restaurante em frente ao Panteão.

Os preços são um pouco elevados, é bom sempre dar uma pesquisada, como foi nosso achado da Bottega Italia (na Via Veneto).

tiramisu

Para os adoradores do Tiramisù, é hora de comer um legítimo italiano. Ou então opte pelos gelattos italianos (sorvetes), que são oferecidos por toda a parte!

4 Comentárioss em "Roma – Top 10 da cidade"

  1. Oláá,

    Sou leitora da Marina, e estou passando pra dizer que os posts da viagem ficaram sensacionais.
    Muito bom mesmo!!!!!

    Obrigada por compartilhar 🙂

  2. Demais Gustavo!! Estive em Roma recentemente, também não pude ver a Fontana antes do início das obras, uma pena!
    Senti falta do Castelo Sant’angelo! Incrível do começo ao fim, de frente a ponte de Sant’agelo, um lugar que com certeza vale a pena dar uma passada!
    Demais o post, deu pra dar (e matar) as saudades de Roma!
    Ciao!!!

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*