Passaporte: Como tirar ou ‘renovar’ o seu

Passaporte

O passaporte é conhecido como “documento de viagem”, ele é a sua identificação para viagens fora dos países do Mercosul (onde pode ser usado o passaporte ou simplesmente a carteira de identidade). Diferente de outros documentos de identificação, o passaporte tem a validade máxima de 5 anos e é válido em todos os países em que o Brasil possui relações diplomáticas.

Alguns países exigem que você solicite um Visto para entrada em seu território, como os Estados Unidos: Veja aqui como Solicitar o seu Visto Americano.

Desde dezembro de 2010 existe uma nova versão azul do documento (a anterior era verdade, como na foto acima), o novo modelo é chamado de passaporte eletrônico. Produzido pela Casa da Moeda, o de viagem possui um chip eletrônico de identificação, garantindo maior segurança. Os passaportes antigos que estiverem dentro do prazo de validade ainda podem ser utilizados.

Como tirar um passaporte

O processo é bastante simples, todo feito no site da Polícia Federal, através da opção Requerer Passaporte. Falaremos basicamente do tipo mais utilizado, o Passaporte Comum. Existem outros modelos, para outras finalidades como emergência e profissionais específicos.

Vale lembrar que não existe renovação de um documento vencido, todo o processo é feito novamente para produção de um novo passaporte. O anterior deve apenas ser apresentado no momento da entrevista agendada.

Documentação Necessária

– Documento de Identificação
– Título de Eleitor (comprovantes de votação da última eleição, dos dois turnos, se houve)
– Quitação com o serviço militar
– Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU (O valor único é de R$ 156,07)
– Passaporte anterior (quando houver, válido ou vencido)
– CPF (se no documento de identificação não houver esta informação)

Preenchendo a solicitação

Após reunidos os documentos acima (menos a guia de pagamento que só é gerada ao final do preenchimento), você deve preencher o formulário de solicitação.

Ao final do preenchimento, a guia de pagamento é gerada para pagamento no valor de R$ 156,07, juntamente com uma página contendo um protocolo que deve ser impresso e levado ao posto mais próximo da Polícia Federal da sua região. Estes dois documentos devem ser levados, juntamente com a documentação informada acima na entrevista, que também é agendada ao final do processo de requerimento.

Algumas localidades podem não exigir agendamento de entrevista, no meu caso consegui para 30 dias após a solicitação. Compareci no dia e hora marcados e fui atendimento muito rapidamente, colheram minhas digitais de forma eletrônica e uma foto foi tirada. Fui muito bem atendido aqui em Porto Alegre e até pude escolher a foto que saí melhor!

Em no máximo sete dias chega um e-mail, informando que seu passaporte está pronto para ser retirado. Pronto, agora você já pode prosseguir no planejamento da sua viagem.

Site Oficial para requerer seu Passaporte

A Polícia Federal possui um site completo com todas as informações para você solicitar seu passaporte, acesse: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte