O Custo-Benefício de viajar para comprar nos Free Shops do Uruguai

É comum recebermos perguntas que envolvam as vantagens e desvantagens de fazer uma viagem de comprar aos Free Shops do Uruguai, mais especificamente até Rivera, cidade que possui mais lojas do tipo duty free shop de todo o país vizinho, que faz fronteira com o Brasil pelo Rio Grande do Sul.

Conforme a cotação do dólar varia, as pessoas querem saber se vale mesmo a pena se deslocar até lá para comprar. Por este motivo, resolvi fazer este post tentando passar minha forma de ver as compras na fronteira do Uruguai com o Brasil.

Saiba seus Objetivos de Viajar

Fazer uma viagem implica vários fatores e para fazer isto existe um custo, depende da sua distância em relação à cidade que deseja ir e da forma como vai fazer a viagem, de ônibus, excursão ou de carro. Quase toda a extensão da fronteira do Uruguai possui cidades com free shops para você fazer suas compras, o governo uruguaio implantou esse sistema para atrair visitantes e turistas ao país e despertar sua curiosidade de ir mais além da fronteira. Certamente existe uma cidade mais próxima da sua, a cidade mais perto de Porto Alegre é Rio Branco, aproximadamente 392km.

Há que se dizer que Rivera é a cidade que mais vale a pena viajar, pois possui uma quantidade muito maiores de lojas do tipo free shop. Lembre-se que os estabelecimentos que fazem parte da Associação de Lojas da Cidade vendem produtos genuinos e são fiscalizados pelo governo do Uruguai.

Viagem de Carro

Viajar antes de mais nada é um passeio, conhecer lugares novos, apreciar a comida uruguaia, além disso há o tempo que se gasta se deslocando até lá. Ir de carro é muito confortável, mas só valerá a a pena se você for com amigos ou com a família, pois cada pessoa terá uma cota de isenção de impostos de 300 dólares (confira o Guia de Viagem e Compras para mais informações), mesmo assim é interessante que você realmente esteja interessado em fazer compras. Caso queira apenas ir desinteressadamente até lá para comprar alguns produtos porque são mais baratos que aqui, compre em lojas brasileiras, o preço superior (principalmente em cosméticos, bebidas e roupas) ainda será menos do que os custos de viagem.

Considere gastar pelo menos um tanque de combustível, pedágios, manutenção do veículo principalmente em caso de imprevistos e no caso de uma possível pernoite, os custos ainda ficam bem maiores (reserve um hotel antecedência, eles costumam ficar sem quartos disponíveis em finais de semana e feriados).

Viagem de Ônibus ou Excursão

Nesse caso sim compensa muito viajar até lá para fazer compras, você pode procurar uma empresa de transportes e organizar uma excursão, procurar alguma que esteja sendo realizada em sua cidade, ou no caso de Porto Alegre, a empresa Ouro e Prata faz viagens regulares para Rivera, vai e volta no mesmo dia e ainda te oferece café de manhã por preços acessíveis. O conforto não será o mesmo que viajando de carro, mas os gastos com a viagem são muito menores e sobra mais dinheiro para as compras.

neutral-internas

Afinal, compensa ou não viajar até os Free Shops?

Independente da cotação do dólar, sempre valerá a pena. Os produtos isentos de impostos custam muito menos que no Brasil. Perfumes, cosméticos, bebidas, alguns eletrônicos e outros produtos podem custar até 50% menos.

Em períodos de cotação de dólar alto, as lojas fazem promoções e em alguns casos promovem uma cotação fictícia inferior a real, para atrair compradores e não perder clientes.

Mas lembre-se que você estará comprando produtos importados, eles são mais caros normalmente e algumas vezes vezes existem marcas brasileiras mais baratas. Não é só uma questão de economia, mas busca de qualidade e marcas de fora. De qualquer forma lá em Rivera, ou nas outras cidades, é muito mais barato, mas não esqueça de fazer suas contas e se planejar somando os custos da viagem.

Seja o primeiro a comentar em "O Custo-Benefício de viajar para comprar nos Free Shops do Uruguai"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*