Como renovar seu Visto Americano

Quando fiz o post com todas as informações sobre o visto para os Estados Unidos, eu já tinha em mente explicar posteriormente sobre o processo de renovação, bem mais simples e sem necessidade de uma entrevista junto ao Consulado Americano. Obviamente eles se reservam ao direito de solicitar uma entrevista de acordo com o caso, mas para mim não foi preciso viajar a São Paulo, aqui em Porto Alegre temos um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).

Eu estava a um ano do prazo final que me enquadraria no programa de renovação, que é de 48 meses. Meu visto americano venceu em 2011 e eu achava que teria de viajar para renová-lo, resolvi então pesquisar tudo porque estava decidido a viajar e por pressão de uma amiga, que fez uma viagem há pouco tempo para Nova Iorque.

Renovando o Visto para os Estados Unidos

Este processo não é muito divulgado pelo Consulado dos Estados Unidos, mas a renovação é mais simples do que a solicitação de um visto pela primeira vez. Eles sempre dizem que é necessário fazer todo o processo novamente, na verdade é como deve ser iniciado, mas ao final você fica isento de uma entrevista e recebe o documento em casa.

Para se enquadrar no programa o seu visto precisa estar próximo do vencimento ou ter vencido no máximo em 48 meses. Quem tem um visto vencido a menos de 12 meses tem ainda mais chances de não precisar de entrevista.

Para iniciar o processo de renovação, você precisa acessar o site https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv e preencher o formulário DS-160, tudo como expliquei no post sobre o Visto.

Quando for preencher o formulário, selecione o Consulado de São Paulo como local escolhido, pois é o único que faz renovações. Quando fui fazer o meu, coloquei Rio de Janeiro, pois tinha uma viagem agendada para lá, e tive que voltar em casa no dia que fui no CASV para levar os documentos, preenchi todo o formulário novamente, a sorte que aceitaram que eu retornasse no mesmo dia (o jetinho brasileiro também funciona lá :P).

Contam com CASV as seguintes cidades: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Se você mora em uma dessas cidades, provavelmente você não precisará se deslocar até o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo.

Ao final do preenchimento, na fase de agendamento, o próprio sistema pergunta se você quer ser atendido no CASV mais próximo.

Após preenchimento do DS-160 e pagamento da taxa de 160 dólares, eu fiz o agendamento para o dia seguinte no CASV. Cheguei no prédio deles após ter voltado em casa para corrigir meu formulário, sem filas, entreguei os documentos, tiraram uma foto, colheram as impressões digitais e nem quiseram ver extratos bancários ou declaração de Imposto de Renda que levei por garantia.

Em uma semana e meio meu passaporte chegou pelo transportadora DHL com o passaporte e o visto colado em uma das páginas. Pronto, Visto Americano válido até 2024!

Mas lembre-se, eles podem solicitar uma entrevista pessoalmente no Consulado, tudo depende dos processos internos deles.

Fonte e mais informações: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/renewal.html

Seja o primeiro a comentar em "Como renovar seu Visto Americano"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*