Câmbio: Compra de dólares para viajar

Câmbio: Compra de dólares para viajar

Essa é uma das partes mais importantes para quem vai viajar. Claro, se trata de dinheiro, e depois de economizar e se planejar durante algum tempo (com um pouco de sacrifício mas organização, no meu caso), chegou a parte final dos preparativos finais: trocar seus reais por dólares, ou qualquer outra moeda estrangeira para gastar lá fora.

Antes de comprar minha passagem, o dólar estava custando bem menos que atualmente, o que me deixou bastante preocupado e chateado. Risquei alguns itens que seriam supérfluos, como comprar um macbook ou ainda trocar meu celular pelo novíssimo iPhone 6 (o meu é o iPhone 5s comprado na metade do ano), enfim, tudo ainda pode acontecer.. Tudo bem, o que importa é a viagem e as compras de itens bem mais baratos, ou não. 😛

É que é preciso ter cuidado neste ponto e não buscar apenas a cotação mais baixo, mas casas de câmbio confiáveis. Primeiro tenha em mente que o valor utilizado é o dólar turismo, de partida já custa normalmente uns R$ 0,15 a mais que a cotação divulgada, o dólar comercial.

Li bastante sobre o assunto e descobri que em épocas de alta de dólar, como agora no pós eleições, o ideal é ir trocando a moeda aos poucos e no mais é como diria “relaxa e goza”.

Primeiro sai caminhando pelo centro da cidade, perguntando quanto custava o dólar para compra e adquiri uma quantia mínima, não me deram recibo, mas pude ver que eram verdadeiras, ufa! Mas cuidado: O barato pode sair caro, então logo descobri outra empresa bem mais séria, chamada Cambionet, que possui inclusive filiais em shoppings na cidade que moro.

Nesta que escolhi e voltei algumas vezes já para comprar mais dólares, eles fazem um cadastro e dão um recibo em que você assina uma segunda via, que fica com eles.

Uma dica super útil que tive da minha “amiga” do câmbio, que de tanto visitar já me chamava pelo nome foi: Nunca compre dólares perto do começo ou o final da semana. É quando acontece a maior flutuação. Prefira na metade da semana!

Outra coisa: peça para receber algumas céludas menores (eu consegui algumas de 5 e 10 dólares), ou “trocados”. Taxistas ou outros profissionais reclamam de receber notas grandes como pagamento, as vezes nem têm troco pra te dar.

Cartões de viagem/Travel Money

cartao-platinumCom a incidência de mais de 6,38%* sobre compra de cartões pré-pagos, bem como em uso de cartões no exterior, optei por correr o risco e comprar a maior parte em cédulas mesmo (essa opção possui 0,38%* de IOF apenas), mas não deixei de reservar uma parte no cartão pré-pago de viagem (Visa Travel Money ou Mastercard).

Esses cartões são bem práticos, você compra e converte em saldo pela cotação do momento que está no cambio. Solicite um cartão adicional e deixe no hotel, no seu destino. Se houver um assalto, basta bloquear o principal e seguir usando o adicional. Portanto o custo superior de imposto compensa, não deixe jamais de garantir uma parte neste tipo de cartão.

O meu Visa Travel Money foi emitido pelo Banco Rendimento, atrelado à casa de câmbio ao qual adquiri. Achei a interface do sistema bem fácil de usar e funcional. Outros bancos oferecem o mesmo produto, inclusivem em versões Platinum. Olho vivo nas tarifas extras e também na taxa para saque que existe (normalmente 3 dólares cada saque). Para comprar, o cartão funciona normalmente e sem custo obviamente, basta digitar a senha fornecida (que pode ser alterada). O valor vai sendo reduzido do seu saldo total, podendo ser acompanhado online.

Cartões de débito e crédito no exterior

Estas opções devem ser usadas apenas para emergências mesmo ou no caso de pagamentos de hotéis, que exigem que seja utilizado o mesmo do momento da reserva. Além os 6,38% de iof, ainda ficamos sujeitos a pagar pela cotação do fechamento da fatura. Eu diria que é apenas para uma compra inesperada, emergência ou total necessidade. Não deixe de levar o seus, mas desbloqueados para utilizar no exterior, isto é importantíssimo. Consulte seu banco para ativar estas funções de viagem.

Links relacionados ao post

Cambionet: Casa de Câmbio onde comprei dólar e fiz meu cartão travel money
Visa Travel Money
Mastercard Travel Card

*Essas alíquotas eram utilizadas na data desta postagem.