Berlim – Top 10 da cidade

Resolvi começar essa série das 10 coisas mais legais que eu fiz em Berlim, em breve farei sobre outras cidades, até brasileiras que eu já tenha visitado.

Quando eu faço pesquisas sobre lugares, estas listas são muito úteis e mais práticas de inserir em nossos roteiros.

Sobre o Top 10

O ‘Top 10 da cidade’ são coisas mais legais que vi ou fiz em cada lugar. Elas não refletem nenhuma pesquisa oficial, são apenas sugestões que talvez possam ajudar outras pessoas em suas viagens.

Conheci Berlim com a ajuda de duas ‘experts’, a Marina que já esteve algumas vezes por lá e a Julia, que mora na capital alemã e tem um site sobre a cidade mais legal da Europa, o deBerlim (com muito mais conteúdo relevante). Não sei se de fato é a mais legal, porque não conheço todas, mas até agora posso dizer que sim!

Vamos lá (algumas são bem clichê, mas tem que ir!):

1- Portão de Brandemburgo

porta-de-brandemburgo-noite

Começo pelo Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor em alemão) porque para mim é o símbolo mais forte de Berlim. Pensou na cidade, lembro daquela imagem, seja de dia ou de noite. É inclusive a ‘estampa’ dos vidros do metrô.

porta-de-brandemburgo-dia
Mais na Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Port%C3%A3o_de_Brandemburgo.

2- Alexanderplatz e a Torre da TV

alexander-platz-torre-da-tv
Alexanderplatz (ou somente Alex, para os íntimos) é a região central, uma praça cheia de lojas e também um grande terminal de transporte público. É uma visita obrigatória, muitas vezes necessária.

A Torre da Televisão de Berlim (Berliner Fernsehturm, em alemão) é outro símbolo bem forte da cidade. No começo eu achava super cool e até surreal o estilo da torre, soube também que tem um restaurante (giratório!) lá no topo, mas acabei não visitando. Depois que descobri que é uma obra do tempo lá do comunismo perdeu um pouco o encanto, mas é um símbolo e compõe o visual da cidade.

Mais na Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Berliner_Fernsehturm.

3- Parlamento Alemão

parlamento-alemao
O Parlamento Alemão (Reichstag) é outro lugar que merece uma visita. Infelizmente acabei não entrando, porque o tempo estava ruim e as filas estavam grandes. É necessário se inscrever para acessar o prédio. Vale subir até a cúpula para ver mais da cidade.

4- Coluna da Vitória

coluna-da-vitoria

A Coluna da Vitória (Siegessäule, em alemão) é uma torre que fica reto atrás do Portão de Brandemburgo. Outro símbolo conhecido de Berlim, possui uma escada e um pequeno museu. É possível subir até o topo e admirar a vista da cidade. Eu subi até o último nível, mas a foto acima ficou melhor.

5- Memorial dos Judeus mortos na Europa

memorial-judeus-mortos-na-europa

O memorial que parece um cemitério, também chamado de Memorial do Holocausto, fica bem perto do Portão de Brandemburgo. Foi inaugurado recentemente em memória às vítimas judias do Holocausto.

memorial-judeus-mortos-aerea

A imagem acima foi retirado da Wikipedia e dá uma noção melhor do espaço.

6- Igreja da Memória

igreja-da-memoria

A Igreja da Memória (Gedächtniskirche – Kaiser Wilhelm Memorial Church), parcialmente destruída durante os bombardeios de 1945, permaneceu como uma lembrança daqueles tempos difíceis. Recebeu o nome como uma lembrança que aquilo nunca mais deveria acontecer.

7- Compras: KaDeWe e Galeria Kaufhof

kadewe-galeria-kaufhof

Berlim é uma cidade globalizada, lá estão lojas famosas do mundo novo, mas esses dois locais merecem destaque porque são típicos da capital alemã.

A Kaufhaus des Westens (Loja de Departamentos do Ocidente), ou KaDeWe, é uma loja de departamentos ENORME, com tudo que se possa imaginar. É considerada a segunda maior loja de departamentos da Europa. Merece visita independente se for para fazer compras ou só dar uma olhada.

Já a Galeria Kaufhof fica bem na Alexandre Platz. Ambas as lojas são um mix de produtos com muitos setores.

berlim-compras

Acima as fotos estão misturadas, são mais para dar uma PEQUENA ideia dos lugares! <3

8- Sony Center

berlim-sony

O Sony Center (que fica na Potsdamer Platz) é um lugar super legal e lindo. Um complexo de entretenimento e centro empresarial, com uma cobertura iluminada à noite que liga alguns prédios.

sony-center-bares

Ali estão algumas lojas, bares e pubs para almoçar, fazer um happy hour ou jantar.

9- Noite e Balada

balada-berlim

Para conhecer Berlim e ter uma boa ideia de como é tudo por lá, é preciso curtir pelo menos uma balada. Eu fui levado praticamente por um bando de brasileiros, amigos da amiga da Julia (ufa) para uma festa que nem sei o nome. No começo eu não queria mas adorei e gastei MUITO pouco (10 euros a entrada). Felizmente consegui chegar em casa, já de manhã. 😛

Se for a Berlim, pesquise alguma festa e não deixe de ir. A cidade é feita para os festeiros!!!

10- Caminhe, coma e beba muito

Berlim é uma cidade para curtir, descontraída, leve e cheia de pessoas super receptivas.

berlim-rio

Não importa o horário, eu sempre me senti em casa por lá.

berlim-sol

Comer e tomar muita cerveja (de qualidade) é uma certeza desde antes de você chegar em Berlim.

comidas-cerveja-berlim

Não importa se em um restaurante renomado, em uma banquinha na feira da praça ou em um bar bem comum. As cervejas boas (ou os vinhos) estarão por toda a parte.

portao-de-brandemburgo-cerveja

Já pode voltar? Prost!

Vale acessar o deBerlim para conhecer ainda mais sobre Berlim!

2 Comentárioss em "Berlim – Top 10 da cidade"

  1. Adorei! O roteiro de vcs está na minha lista de próximas viagens

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*